Monsenhor Ubirajara Cabral

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Monsenhor Ubirajara Cabral – homem do século de Alpinópolis



« Muzambinho – MG  - 18 de julho de 1911
Alpinópolis – MG  - 07 de abril de 2002



“Dá-me, Senhor, uma feliz vida e uma santa morte”
Monsenhor Ubirajara Cabral



É filho do Sr. Manoel Cabral e Dª. Maria do Prado Cabral. É natural de Muzambinho-MG, onde cursou o primário e o ginásio.
Frequentou o Seminário da Diocese da Campanha-MG e, posteriormente, o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, da Diocese de Guaxupé-MG (Seminário Maior).
Foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Ranulpho da Silva Farias, então bispo diocesano de Guaxupé, em 21 de janeiro de 1934, em Guaxupé.
Em 1934 e 1935 lecionou no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, de Guaxupé. Em 1936 assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Divisa Nova-MG. De 1937 a 1942 foi pároco da Paróquia São Tomás de Aquino, em São Tomás de Aquino-MG. De São Tomás de Aquino foi transferido para a Paróquia São José, em Botelhos, onde foi pároco até 1949. Em 1950 foi pároco da Paróquia de Ibirá.
Em 04 de março de 1951 assumiu a Paróquia de São Sebastião, em Alpinópolis-MG, onde permaneceu como pároco até o dia 06 de março de 1992, passando já com 80 anos de idade a residir em outra casa, atrás da capela de São Benedito, em Alpinópolis.
Homem simples, trabalhador e altruísta, conhecedor dos problemas que atingem as pequenas comunidades, Padre Ubirajara – depois recebeu os títulos de Cônego e Monsenhor – realizou diversas obras em várias áreas, sanando e, até mesmo, dando solução definitiva a estes problemas.
Entre as centenas de obras que Monsenhor Ubirajara realizou em Alpinópolis e na região, destacamos:

ü  a fundação do Ginásio Pio XII;
ü  a construção da Santa Casa – que leva o nome de ‘Hospital Cônego Ubirajara Cabral’;
ü  a reforma da igreja matriz de São Sebastião, das capelas de Santa Ifigênia, de Nossa Senhora do Rosário, de São Cristóvão (Vila Betânia) e de Nossa Senhora Aparecida (gruta).

ü  Doou terreno da Mitra Diocesana para a Associação Apóstolos de Cristo (sob a presidência do Sr. José Iglair Lopes) para a construção do ‘Monte das Oliveiras’, um belíssimo ponto turístico-religioso da cidade.
ü  Doou terreno para o Asilo São Vicente de Paula, onde o Conselho das Conferências Vicentinas construiu a Capela de São Vicente e diversas construções para abrigar os pobres e desamparados do Município.
ü  Construiu capelas e deu assistência como verdadeiro Missionário aos diversos bairros rurais do Município.
ü  O prédio onde funcionava o Ginásio Pio XII, em Alpinópolis, foi doado para as Irmãs ‘Filhas do Divino Zelo’, que dão uma assistência muito boa para crianças e adolescentes carentes, mantendo o ‘Lar Escola Santo Antônio’.
ü  Doou terreno para a Cooperativa de Ensino, sob os métodos de Pitágoras.
ü  Monsenhor Ubirajara agasalhou na cidade muitas famílias de pobres e desamparados que viviam ao relento, sem-teto, construindo casinhas singelas, mas bem sólidas, em torno de 50 casas.
ü  Acudiu e agasalhou um casal portador de hanseníase e pagou uma empregada para zelar do casal.
ü  Durante anos, doou cestas básicas às famílias carentes.
ü  Construiu a capela de São Miguel e fez grandes reparos no cemitério, costruindo um jazigo para sacerdotes.
ü  Doou terreno para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alpinópolis.
ü  Construiu a atual casa paroquial de Alpinópolis, uma vez que a antiga estava em estado precário.
ü  Construiu o salão paroquial, com diversas salas, no terreno aos fundos da casa paroquial.
ü  No Bairro São Bento comprou uma área de 400 m2 para doações às pessoas e famílias carentes.
ü  No Bairro Três Barras comprou uma área de 5 alqueires de terras, fez uma praça, uma capela e loteou, formando o lugarejo chamado Vilelandia.
ü  No Município de Bom Jesus da Penha ele construiu a igreja, a casa paroquial, o hospital e realizou tantos outros benefícios que o povo de Bom Jesus da Penha diz: “Bom Jesus antes e Bom Jesus depois do Padre Ubirajara”.
ü  Para construir a atual sede da cidade de São José da Barra, uma vez que a antiga fora inundada pela represa de Furnas, em 1962, o clero e o povo, em carreata, conduziram a imagem de São José até a capela de Furnas, onde ficou até a construção da matriz da nova paróquia de São José da Barra, aquela época ainda distrito de Alpinópolis.
ü  Comprou cerca de 7 ou 8 alqueires de terras e construiu 50 casas para famílias carentes, com uma doação do Dr. Lira, de Furnas. Aos poucos, loteou os terrenos e fez trabalhos de infra-estrutura, com água e energia elétrica. Depois construiu a casa paroquial e a igreja matriz de São José, que foi benta pelo então bispo diocesano Dom Inácio João Dal Monte.
Monsenhor Ubirajara, desde os áureos tempos de juventude, foi sempre, além de sacerdote, um ótimo eletricista e competente mecânico (enrolador de motores), tendo ensinado este ofício a diversas pessoas do lugar. Assim, alguns homens o ajudava nos trabalhos de sua oficina.
Era comum vê-lo deitado debaixo de um carro ou caminhão a consertar algo do sistema elétrico.
A Câmara Municipal de São José da Barra, em Sessão solene, fez a entrega do título de cidadania São José Barrense ao Monsenhor Ubirajara Cabral, pelos incansáveis trabalhos em prol de São José da Barra.

“O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas!”






Nenhum comentário:

Postar um comentário